..... como seria possível tão pequenas crianças que iniciam agora o 1º ciclo, conseguirem estar a ler pela altura do Natal???????
Depois foi começar a ver as letras a fluir lentamente.....as vogais, passando pelas diferentes consoantes, como o T, o L, o M, o B de Bárbara, O R, o S.....e por aí fora. Paralelamente começavam também com os ditongos, nasais ou não, com as divisões silábicas e com aquelas pequenas regras de protugês, como o O também se lê U, o U nunca está sózinho, os ditongos não se separam, etc, etc, etc....
Na Matemática já começaram a somar e a subtrair, a utilizar sinais de =, > ou <, e outros sinais semelhantes.
No Meio físico falam de água, de terra, de tudo um pouco.....
É com muito orgulho e alguma vaidade que vou vendo a Bá, aos poucos, ir evoluindo (a seu ritmo), num entusiasmo contagiante mas ainda com alguma brincadeira à mistura, não fosse ela ter ainda e só 6 anos. A responsabilidade espreita sempre que chega a casa e a 1ª coisa que faz são os tais TPC's (que já deram alguma água pela barba). E fá-los correctamente. Uns dias nem é preciso chamar a atenção quanto à apresentação, noutros já é preciso apagar e voltar a apagar, independentemente de estar correcto ou não. A apresentação também tem de estar impecável, ou muito próximo dela..... diz a Miss e digo eu também!!!!
Enfim, isto tudo para dizer que ontem ao jantar, agarrou num livro da Disney (Alice no País das Maravilhas), daqueles que é para os adultos lerem às crianças e não o inverso, e ao seu jeitinho, de 2 em 2 conjuntos de letras foi lendo. E de facto leu algumas frases (tem que se ver que ainda não deu as letras todas), leu, leu e leu. E os olhos brilhavam e pedia-me mais esta, e esta.....
E apesar de ter estado céptica, posso aqui dizer com todo o mérito das Educadoras (a 1ª e a actual) e muito mérito também dela (justiça lhe seja feita) que ainda não é Natal e ela já lê! Lê sim srª!!!! Devagar mas lê!
Sei que ainda não lê os Maias, mas que já lê umas frases isso ninguém lhe tira!!!!
Boa Bázinha.....Adoro-te!
Fico bem orgulhosa de ti, Bárbara.
ResponderEliminarParabéns!
Bjocas
Conceição