sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os PRIMEIROS......

......TRABALHOS DE CASA!!!!!

Foi ontem. Logo ontem que eu tive uma reunião de trabalho às 18h e que cheguei a casa tardíssimo.

Apesar disso o entusiasmo ao telefone era grande.

- "Mãe eu trouxe trabalhos de casa. Não sei fazer! Fazes comigo????

- Claro que sim filha;

- Mas a Mãe vai para uma reunião e só podemos fazer quando chegar. Espera por mim!"

Cheguei a casa e a correria da sala até á porta de entrada foi bastante similar ao Recorde Mundial dos 100m. O sorriso, o nervosismo, o entusiasmo e a excitação baralhavam-se naquela carinha. E lá fomos as 2 para o quarto, porque insistiu que jantar só depois.

E aí a Maratona foi outra. Entre o levantar; o sentar; o rabiosque meio dentro meio fora; o lápis que cai; a folha que dobra; o lápis que não serve; etc, etc, etc,.... foram assim os primeiros 45min. dos 1ºs trabalhos de casa, que culminaram com um choro e uma brincadeira com o arco à cintura. E o chegar do cansaço que a pintura, e os trabalhos e as restantes coisas já eram ao calhas. Era preciso era terminar. E eu preocupada com preciosismos como "os trabalhos devem estar perfeitos!" De certeza que não falta nada?! Vê bem, pensa bem, achas que está bem????? Sim, porque os trabalhos não vieram escritos. Vieram memorizados (de propósito).

E o stress de mãe a achar que afinal podiam não estar assim tão perfeitos; e será que falta alguma coisa e como vai ser amanhã, se for chamada à atenção? Mas rapidamente percebi que crescer também é isto. É ela entender que para ter o piones verde escuro e o coração enorme na parede (primeiras avaliações do 1º período do 1º ano) tem que fazer as coisas bem, sem ter pressa, nem sono, nem fome, nem nada. E que a mãe tem também de estar tranquila, a vigiar e não a fazer. a acalmar e não a stressar. A apoiar e motivar.

E no final de tudo, hoje com um orgulho enorme diz-me que tem um piones verde escuro e que o coração dela já é enorme. e eu penso: o meu acabou de rebentar de orgulho!

2 comentários:

  1. Cá para mim a Miss Tê é cão que ladra e não morde...a avaliar pela quantidade de cocós neste primeiro trabalho e vai tudo corrido a pionés verde...? Hummm...isto cheira-me a esturro...ela está a tentar comprar a miudagem com mimos...
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. ahahahah podes crer Isabel. a Joana tb ficou com o coração grande e eu a pensar nos tpc's dela e na pintura por fora e contornos impacientes. mas é bom que assim elas andam motivadas!

    ai Catarina, como te compreendo. até fiquei com pena de não haver tpc's para o fim-de-semana lol

    beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar