domingo, 18 de abril de 2010

Cidade Maravilhosa....a minha cidade!!!!





A minha cidade! Pelo menos a minha cidade de sonho.

Rio de Janeiro!!! Acho que só quem lá vai consegue perceber o que sinto. O cheiro; a paisagem; o mar e a serra; o oceano e a mata atlântica; as cores; o vento quente; o sentir; o estar e o desejar não voltar a sair.

Não sei explicar mas esta é a cidade onde gostava de viver e ficar por lá. A partir de ontem.

O Rio de Janeiro para além da sua beleza indiscutível tem vida. Tem uma vida cheia. Tem um potencial cheio de vida. Hoje muito mais seguro que ontem. Hoje com melhor qualidade de vida do que ontem. Com uma cultura muito própria; um saber viver muito próprio que vai desde o mar, à praia, passando pelo calçadão, pela serra e acabando em Santa Teresa na Lapa.

A Urca (mais conhecido por Pão de Açucar) tem uma vista fabulosa do Rio; oCristo Redentor abençoa aquele pedaço de terra de uma forma indiscritível. A Lapa dá-nos uma visão de um bairro de artistas, com vida liberta e plena. As favelas, hoje Comunidades, mostram o que de injusto o Mundo tem: concentração muito grande de pessoas com fortes carências estruturais e com um pequeno pedaço de terreno onde podem viver e, em alguns casos, diria mesmo, sobreviver. O que de fabuloso têm as casas de Ipanema, tem de deprimente as casas da comunidade. A Lagoa dá um toque especial a tudo o que a rodeia, fazendo parecer que o Rio de Janeiro foi desenhado ao pormenor!

Porém, o temporal que, durante a minha estadia assolou aquela cidade, foi semeando desgraça por onde passava. As chuvas torrenciais, faziam crer que o Cristo (em manutenção lá do seu alto, com andaimes e afins) estava zangado com alguma coisa. Os morros íam desmoronando aos poucos, levando à sua frente tudo o que apanhava. Não houve piedade nem para casas, nem para animais nem para as pessoas. Tivessem elas 80 ou apenas alguns meses de vida. E foi assim durante dias seguidos. Muitos dias seguidos. Demasiados dias.

A nossa frustração de turistas, que esperariam uma estada com tudo o que de Bom o Rio de Janeiro tem, foi-se dissipando ao longo dos dias e perante a desgraça dos outros. Perdiam-se casas, bens materiais e muitas vidas humanas. No fundo, ainda nos fez sentir, por um lado, culpabilizados (afinal estávamos apenas de férias) e, por outro lado, fortemente sortudos, por "sobrevivermos" àquela desgraça. Não nos fez foi esquecer das dificuldades e carências que milhares d epessoas ainda têm hoje em dia. E fez-nos questionar como é possível, numa cidade daquelas poder existir tanta pobreza!!!!


Mas apesar das assimetrias que irão sempre existir, das desgraças que a Mãe Natureza acaba por semear, aquela é a Minha cidade. Aquele é o meu sonho de vida. Pela paisagem, pelo mar, pelo cheiro e pela vida que sentimos pulsar em cada segundo que por lá andmos.

Como digo sempre: AMO AQUELE LUGAR!!!

2 comentários:

  1. As fotos estão lindas. E foi mesmo um grande azar o temporal coincidir com a vossa estadía. Estes desastres da natureza são mesmo deprimentes pelos estragos que provocam e deixam qqs férias com sabor amargo. Na próxima será melhor!
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. adorei as fotos! a machine nova já deu frutos! estão lindas. (quando as publicas, põem-nas maiores, porque aparecem pequeninas.)
    tenho mesmo que ir ao Rio, estou desejosa de conhecer esta cidade. e se tu adoras, eu vou de certeza adorar tb!

    ResponderEliminar