domingo, 2 de março de 2014

Carnaval ...

... não gosto e nunca gostei!
 
Acho que foram raras as vezes em que me mascarei (mesmo em criança).
 
Desde miúda que nunca achei muita graça a estas coisas de andar mascarada. Sempre tive a noção que existe muita gente que anda o ano todo (ou mesmo a vida) mascaracada! A tentar parecer aquilo que não é ... e isso, desde sempre, me revoltou!
 
O máximo que me lembro de achar graça, e sempre numa atitude de miúda reguila, era brincar com estalinhos, perto dos pés dos outros (especialmente das minhas irmãs). Mas digo ... tudo numa vertente de pura reguilice!!!!
 
Depois é ridículo o nosso Carnaval! Tentamos, mais uma vez, ir atrás do que os outros fazem, independentemente das tradições e condições climatéricas existentes. É ridículo vermos carros alegóricos com gajas semi-nuas a rapar um frio do caraças, com um sorriso forçado, como se estivessem num país tropical ... percebe-se perfeitamente que estão termicamente confortáveis!!!!
 
Não gosto ... mas respeito quem goste e desejo que se divirtam ... a valer! Desde que não me chateiem ...
 
 
Claro que, enquanto mãe, já mascarei a minha filha. E nessas alturas, senti alguma alegria, confesso ... Alegria especialmente por perceber o brilho nos olhos e o sorriso na sua cara. Sempre vestiu aquilo que pretendia. Tudo muito à volta de princesas e fadas e afins ... muita cor, asas e alguma magia ...
 
... magia! Acho que apenas as crianças conseguem sentir essa magia quando se mascaram. E isso, confesso, gosto de ver. Até porque acho que nunca senti ... 
 
O ano passado foi o último ano que se mascarou. A responsabilidade foi do pai que a transportou para as raízes do avô paterno...
 
Este ano já não houve máscaras, nem serpentinas nem papelinhos. Não por qualquer tipo de imposição minha. Apenas porque no Colégio já não é permitido (Thank God) e porque, no fundo, acho que já não deve achar muita graça. Não pediu qualquer acessório. Nem fez referência ao carnaval ...
 
Talvez como eu, goste de andar tal e qual como é! Sem qualquer tipo de máscara ...

Sem comentários:

Enviar um comentário