segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A 1ª ....


.... letra foi o p
.... palavra foi
.... frase foi É o pé e o pau.

Tem sido assim que a vamos vendo evoluir, a crescer e a aprender.

Cada letra e cada palavra um entusiasmo.

A 1ª palavra foi um sucesso "Mãe já sei escrever!"

Foi a frase dita, com um sorriso de um lado ao outro das bochechas redondas e morenas, e com um orgulho que dava vontade de ver e nunca mais esquecer. Esse sorriso já faz parte dos muitos que eu guardo muito bem guardadinho cá dentro!!!!! E esse ninguem mo tira.

Por este andar, começo a acreditar que este pedaço de gente, que há tão pouco tempo começou o seu 1º ciclo, e que é minha filha, no Natal já esta a ler qualquer coisa. E quem sabe a escrever a sua 1ª carta ao Pai Natal. Sim e se nessa altura ainda acreditar que o Pai Natal existe.....(não fossem umas amiguinhas mais crescidotas que já andam a dar cabo desta fantasia e de outras). Enfim...este foi apenas um desabafo.

Enfim, isto tudo para dizer que a Escola vai bem. Ou penso eu que vai. Ou desejo eu que que vá. Vou acreditar que sim.

Agora quem tem também de aprender a ser mais adequada, mais paciente, menos exigente, sou DEFINITIVAMENTE eu. Confesso que facilmente me perco com a história dos TPC's. Viro mesmo vulcão em erupção. Faz-me alguma confusão vê-la fazer as coisas rapidamente, num "já está" galopante sem se preocupar grande coisa com o estar bem feito, com a apresentação. Sinto que é literalmente a despachar.

Enquanto o Grande Coração na aula lhe diz muito, as Estrelas do TPC não a preocupam muito. Já teve de tudo: 2,3 e 3 estrelas com parêntesis. Já teve recados; já apagou na sala e voltou a fazer. E a minha questão é: se ela acaba por fazer bem porque não fazer bem em casa. E é com isto que não sei lidar. Sou mesmo inadequada. Já tentei de tudo. Deixo-a a fazer e depois vejo; vou passando para ver; fico sentada ao lado dela......enfim!!!!!!! E sinto-me derrotada no esforço que faço ou que tento fazer para que ela fique empenhada nos seus TPC's.....parecem ser os meus mas na realidade são só e apenas os dela.

Depois é a lava que vai lavrando sem parar, sem se conter, sem mesmo se controlar. Depois é um arrependimento, uma tristeza e uma sensação de inadequação, de injustiça e de arrependimento que me assola por demais. E a seguir uma promessa "amanhã vai ser diferente!!!!". Mas nem sempre é diferente.

E todos os dias peço que seja não a 1ª mas a última vez que me zango com ela por causa dos TPC's.

Acho que também preciso de voltar à "Escola da Vida" para aprender a ser melhor!

7 comentários:

  1. olha que não é fácil. àquela hora também já nós estamos cansadas e com menos pachorra para avarias. acho que tens que continuar a insistir, com calma, para que tente fazer o seu melhor. há coisas que só entram naquelas cabecitas à centésima vez...
    se ela acha que o que fez é o melhor que consegue, então aí terá que se sujeitar ao esmiuçanco da miss. vais ver que há-de começar a ser sensível às estrelinhas. e tu tb com o tempo hás-de perceber qual é a melhor abordagem com ela. se é ficares ao lado dela, se é só veres no fim. temos é que exterminar o bichinho carpinteiro eheheh. talvez se puseres musiquinha enquanto faz os tpc's ela fique sentadita mais tempo.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não deves penalizar-te dessa maneira por ela ter o seu estilo próprio de lidar com as coisas. Não és tu que estás em causa. Não te deves culpar lá porque a miúda não tem brio ou não quer saber. Não foi nada que tu tenhas feito ou deixado de fazer. Ela é assim. E há-de aprender a escolher qual a melhor maneira de atingir resultados. Não podes fazer essa aprendizagem por ela ou abrir-lhe a cabeça e meter lá coisas de que ela se calhar ainda não é capaz. Dá-lhe tempo.
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Amigas eu sei mas custa-me tanto saber q ela podia e consegue fazer bem melhor e não fazer. Gostava tanto que ela tivesse gosto de fazer tudo certinho, direitinho, ..... e acho que a falha foi minha em algum local mas foi. Depois ontem perdi totalmente a cabeça....ela chorava e eu espumava!!!! Não posso ser assim.

    Agora fizemos um acordo e ela vai melhorar e eu vou ser mais paciente. Tenho de ser mais paciente. Não dá para eu continuar assim..... o problema é meu não é dela!!!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda agora começou, com o tempo vai acabar por ganhar mais brio nos trabalhos de casa, confio que sim :) Dá-lhe uma ajudinha para perceber isso, mas não desesperes! Ainda agora começou a Aventura.

    ResponderEliminar
  5. não desesperes amiga. é como a Isabel diz, nem tudo o que elas são é culpa nossa. não te culpes.

    ela vai começar a perceber que se fizer as coisas como tem feito, que as notas, os pionéses, as estrelinhas, vão baixando. e não vai gostar. faz o teu papel, de mãe, de guiar, de aconselhar. eu percebo que é fácil dizer para te afastares se vês que te estás a irritar. não te envolveres demasiado. mas às tantas tb pensas que és mãe dela e que se não és tu a estares lá nestas alturas a moer-lhe o juízo, então quem é? vais ter que arranjar um meio termo entre estar presente mas não te deixares afectar tanto.

    e talvez falares com a miss para ela te aconselhar. porque às tantas até pensas que ela está a fazer as coisas mal e vai-se a ver e é normal nesta altura ser assim e que é normal a maior parte dos meninos terem dificuldades. e assim ficas mais calma.

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Catarina, isso é ansiedade a mais.
    Talvez seja melhor mesmo falar com a miss para ser ela a avaliar se isso é mesmo um problema ou se é mesmo assim nesta fase. Estamos no príncipio. E que tal ponderar tb a hipótese se será melhor para as duas a Bá fazer estudo no colégio e já levar os trabalhos feitos? O que não implica que a Catarina não vá controlando na mesma. Vamos por partes. Não vale a pena desejar que os nossos filhos façam tudo certinho e direitinho porque a vida não é isso e o mais certo é eles não irem por aquilo que idealizámos para eles.
    O mais importante na vida é eles serem meninos bem formados e que também sejam felizes e nós mães temos o dever de os acompanhar o melhor que pudermos e soubermos, mas também não podemos mudar tudo. Remorsos não, para educar não há receitas. Para mim há que haver sensibilidade e bom-senso.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Pois é, eu sei...mas naquele dia perdi todo o bom senso.

    Dps falámos e eu expliquei-lhe e pronto. Vamos continuar mas controlando ou trancando mesmo as ansiedades para n a prejudicar.....o resto ela vai aprendendo por ela.

    Obgada a todas amigas. Sabe tão bem ouvir esses comentários ;)

    ResponderEliminar