sábado, 17 de outubro de 2009

E foi este o meu primeiro Liceu....

..... de nome Liceu Camões, hoje Escola Secundária de Camões.

Foi o meu primeiro Liceu e entre todos os que andei este marcou-me especialmente. Não só por ser o Meu Primeiro Liceu e, por sorte do destino, fazer parte de uma turma bastante especial, mas sobretudo, por ter sido a 3ª Geração por lá a passar. Começou pelo meu Avô (de quem muito me orgulho ser neta) que foi Professor de Fisica; passou pelo meu tio que por lá estudou, passando também pela minha Mãe, que como o meu Avô, foi lá Professora de História.

Obviamente que quando por lá passei apenas apanhei a minha Mãe como Professora. O meu avô já não leccionava.

Foram tempos muito bons, que muito boas recordações me deixaram. Tive um role de professores bastante competente e que em nada nos facilitaram a vida por sermos uma turma "de familiares de professores". Tive um conjunto de amigos que na altura, tiveram uma importância grande no meu crescimento e desenvolvimento.

Naquele tempo, (que se diga que não foi há muito), o empenho dos professores era diferente. Naquele tempo, o respeito dos alunos pelos Professores e pela Instituição de ensino era muito diferente. E talvez por isso as coisas corressem muito melhor do que agora. E talvez por isso as recordações que trazemos dos professores de então são muito positivas e saudosistas. E talvez por isso, quando hoje entrei no Liceu Camões, para participar do Centenário do edifício, e revi alguns dos meus professores da altura, a saudade e a alegria tivessem também feito parte dos seus rostos. Uma saudade que sabemos que é verdadeiramente sentida.

Para além de encontrar o pátio, as salas de aula, os corredores e os cheiros exactamente iguais ao tempo em que lá andei, viajei com bastante saudade aos 3 anos que lá passei. E que saudade me deixaram......

Porém, de tudo aquilo que me tocou não posso esquecer o arrepio que senti, quando ouvi o nome do meu avô a ser referido por um dos oradores (Professor Lobo Antunes), como um dos Professores mais marcantes da época. Se como PRofessor foi marcante, como Avô foi inesquecível!

É por isto e por muito mais que o Liceu Camões para mim, ainda hoje, tem um gosto muito especial!!!!!

1 comentário:

  1. Parabéns Catarina!
    É sempre um orgulho ouvir referências bonitas sobre as pessoas de quem gostamos muito. Bjinhos

    ResponderEliminar