segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Quase, quase a acabar ...

... este ano de 2012!
 
Normalmente gosto de fazer um balanço dos 12 meses que passaram. Não sei muito bem porque o faço. Mas cá estou eu, mais uma vez, a fazê-lo!
 
Deve ser para ter bem presente, de forma consciente e plena, dos momentos mais marcantes que vivi. Para não os esquecer. Para os ter bem presentes e sobretudo aprender com eles. A bem ou a mal. Vão servir para alguma coisa!
 
As passagens de ano são datas que me amarguram, desde criança. Não sei bem porquê? (hoje estou cheia de dúvidas ... meu Deus). Não fico tranquila. Fico estranha e muitas vezes dá-me para chorar (ai as 00:00h ... medo ...). É uma data que não gosto particularmente. Por mim passava esta data a dormir. Acordava já no Novo Ano. Quem sabe com outro alento ...
 
2012 foi um ano intenso!
 
Um ano em que cresci e acima de tudo aprendi a conhecer-me e a estar comigo própria.
 
Foi um ano em que tive que lutar como nunca. Foi um ano onde fui posta à prova por variadíssimas vezes. Foi um ano onde fechei definitivamente portas e aprendi a abrir janelas. Foi um ano onde me "ralhei" como nunca. Tantas vezes que gritei comigo própria. Tantas vezes que me auto-abanei ...
 
Foi um ano em que consegui surpreender-me a mim mesma. Pela negativa e pela positiva.
 
Pela negativa, especialmente no que se refere ao meu papel de Mãe. Foi um ano em que julgo não ter conseguido ser a Mãe perfeita! Aquela que eu gostaria de ter sido e possivelmente aquela que esperariam que eu tivesse sido. Acho que me descuidei com a minha "mais que tudo"! E isso é imperdoável ... pelo menos para mim! Aquilo que me sossega é saber que aquilo que nos une é mais forte que tudo. Tão forte que, muitas vezes, dei por mim no colo dela ... (plena inversão de papeis) ... quando deveria ter sido eu, o seu colo ... Mas é isto que nos faz e nos torna assim ... cúmplices e únicas!
 
Aproximei-me da Família. Aquela que faz parte de mim há 41 anos (fogo...tanto ano!!!). Aquela que me levanta e me dá colo cada vez que eu tropeço ou caio. Aquela que me dá na cabeça, cada vez que se vislumbra disparate ou uma conduta menos espectável... Aquela que me dá mimo cada vez que pressentem que preciso. E foi também na Família que apanhei dos maiores sustos da minha vida. Uma noticia má que me assombrou durante uns longos períodos e que, ainda hoje, mas com menos intensidade, me vai assombrando um pouco. Há coisas para as quais não estamos preparados. Eu decididamente, para essa, não estou nem quero estar! Por favor ... ainda não!!!!
 
Consolidei Amizades. Esqueci outras (as dispensáveis) e ganhei novas. Amizades novas que se revelaram como imprescindíveis e verdadeiras. Aprendi a selecionar e a valorizar ainda mais. Cada pessoa; cada momento; cada sorriso e cada gesto. Há Amigas que nos marcam e que são como oxigénio para os nossos pulmões. Que estão sempre lá, no matter what... Amigas, como eu digo, do Coração e para a Vida!
 
Aprendi  a acreditar nas "prendas boas" que a vida nos vai oferecendo. Voltei a acreditar que há pessoas que merecem o nosso Amor; a nossa dedicação e tudo aquilo que sabemos ser e dar. Reaprendi que há pessoas that care for us; que gostam de nós, tal e qual como somos, e que nos fazem sonhar e sentir borboletas na barriga, quando já achávamos que borboletas só existem na Primavera. Pessoas que nos mimam, com uma imagem; uma palavra; um olhar; ou um simples gesto, um simples toque!  Pessoas que nos fazem gostar de acordar de sorriso na boca e nos olhos. Que, muitas vezes, apesar da distância, estão tão perto e com tanta intensidade ... que nos fazem viajar! Apesar das condicionantes, que nos "obrigam" a gerir sentimentos de saudade, de espetativas e de impulsos de uma forma quase impensável, foi das melhores prendas que 2012 me deu!
 
Em termos Profissionais tive que crescer. Aprendi e superei algumas barreiras. Tornei-me mais atenta, mais ávida, mais segura e mais exigente. Tornei-me mais competitiva e mais ambiciosa. Talvez mais lutadora e mais guerreira. Daquelas que, se for preciso, "mata"!
 
Enfim...
 
A minha essência continua a mesma (acho que essa nunca muda ...), a minha visão da vida e postura quanto à mesma mudaram alguma coisa. Não tanto como gostaria mas mudei (lá está a essência ... nunca muda)!
 
2013 vem aí. Tenho receio de pedir muita coisa. Tenho sobretudo receio de não alcançar aquilo que tanto desejo e que sei que mereço.
 
Acho que, como toda a gente, quero melhorar. Quero ser uma melhor Mãe; melhor filha; melhor irmã; melhor amiga; melhor companheira; melhor ... (não posso escrever).
 
Quero basicamente continuar a tentar Ser Feliz e Fazer Feliz quem anda ao meu lado!
 
Bom 2013!
 

2 comentários:

  1. ano difícil mas com muitas coisas boas ao mesmo tempo. fico muito feliz de fazer parte da tua vida e de tu fazeres parte da minha. amiga do coração para sempre! beijinho grande e muita muita paz de espírito! corridas até vomitarmos, ok? quero-te motivada!!!!! beijoooos

    ResponderEliminar
  2. Amiga um gd obgada por tudo ... sabes q em mtos momentos tu fizeste a diferença ...
    És parte incondicional da minha vida.
    Amiga do coração ... corremos até vomitarmos sim (pelas experiências que já tive não deve ser dificil com o que por aí vem ...).
    É uma motivação correr contigo :)
    Adoro-te!

    ResponderEliminar