segunda-feira, 10 de maio de 2010

E agora?????

Pergunta da semana, feita pela minha Bázinha de 6 anos:

"Oh mãe, porque é que 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª têm também o feira???????"

E o meu cérebro de mãe foi pensando entre o "que pergunta Bá!"; ou o "deixa lá isso..." rendeu-se e disse "olha também não sei mas vou investigar. Depois digo-te!"

Por isso, a todos que lêem este blog, suplico que se souberem de uma explicação lógica (não se esqueçam que as cabeças das crianças são muito activas) informem-me PLEASE!!!!!

A resposta será aqui publicada devidamente!

Obrigada a todos.

4 comentários:

  1. o que eu descobri na net:

    "O sufixo "feira" surgiu a partir de uma ordem do imperador romano Constantino (280-337 d.C.). Naquela época a Páscoa durava uma semana e todos os dias dessa semana eram chamados de feriae (feriado). Havia a feria prima (primeiro feriado), feria secunda (segundo feriado), feria tertia e assim sucessivamente. Quando Constantino se converteu ao cristianismo, mudou o nome do primeiro dia (primeira feira) para Dominica (dia do Senhor), surgindo o "domingo". Para o último dia, Constantino reintroduziu o "sábado" em respeito ao Antigo Testamento. Além disso, exigiu que esses nomes fossem usado durante todos os dias do ano e não somente na Páscoa. Os romanos davam aos dias da semana os nomes dos deuses ligados aos astros. Apesar da ordem do imperador, a nomenclatura permaneceu na região de Portugal. A maior parte dos povos voltou a adotar os nomes tradicionais, mudando as palavras em cada região.
    Fonte(s):
    http://www.alage.org/b19.html"

    ResponderEliminar
  2. Boa Inês, agora tudo será mais fácil. A Cata só terá de explicar o que é sufixo, Imperador,
    cristianismo, Antigo Testamento, línguas primárias, derivações e nomenclaturas. Boa sorte, hem Cata, isto é que são amiguinhas boas...

    :)Boa, Inês, eu tb não sabia nada disto. Achas que a Cata se consegue deitar antes das 3 da manhã...?
    O Chapéu da Feira

    ResponderEliminar
  3. ahahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    pois... foi só um copy paste porque nem consegui absorver metade do texto. mas pronto, a minha não perguntou nada. quando perguntar logo me debruço sobre o assunto. good luck Cati!!

    ResponderEliminar