quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sua Santidade o Papa

Pois é, agora este tema parece que está na hora do dia (mas antes isso do que levar com os benfiquistas e o raio do campeonato, e a águia que voa, etc,etc, etc).

Foi na sequência da vinda de Sua Santidade Bento XVI a Portugal, que em conversa com a Bá, ela me pede para eu lhe contar a história do Papa e para lhe explicar quem era o Papa.

Não sendo nós lá em casa a família tradicional que ruma ao domingo à missa, nem andando ela a frequentar a Catequese (assunto que a desiludiu um pouco), somos uma família Cristã. Ou seja, acreditamos em Deus e principalmente tentamos ser Boas pessoas e fazer o Bem (não sendo fácil explicar o que é fazer o Bem). Tentamos diariamente na nossa educação, passar à nossa filha ideais que nos parecem importantes como o Amor ao próximo; a Amizade; a Honestidade e Sinceridade; a Partilha, a Ajuda, etc....pois estes parecem-nos ideais essenciais com os quais uma criança deve aprender a crescer.

Mas de resto não há cá igrejas, nem missas nem afins (apesar de eu por volta dos 8 anos ter desejado ser Freira......).

E agora tentar responder à questão "o que é um Papa".

Não querendo ficar pela teoria, da hierarquia da igreja, a representação de Cristo na Terra (Cristo tinha muito pouco a haver com o que hoje se apregoa), fiquei ali a pensar e a gaguejar, tentando encontrar uma explicação sensível e facilmente perceptível para uma criança de 6 anos. Ainda por cima, a figura do Papa é a de um avô, com um ar não muito simpático (que saudades de João Paulo II, para mim um Papa a sério!!!!).

E realmente não é fácil dar esta explicação. quando começo a pensar nos objectivos de um Papa e nas constantes incongruências da sua vida, não é nada fácil explicar o que é um Papa. Melhor seria explicar o que deveria ser um Papa.

Porque se lhe for explicar o que deveria ser um Papa, como é que eu explico que a igreja está envolta de politiquices; que o Vaticano é dos estados mais ricos do Mundo, ao contrário de outros onde existem milhares de crianças a morrer de fome e de sede e com carências absolutamente inaceitáveis ao nível da saúde; que o Mundo está numa crise enorme e que se gastam milhares de euros a fazer altares (que não vão servir para mais nada) e a enfeitar a cidade de flores e afins, com centenas de pessoas que não tem o que comer nem onde trabalhar; que existem pessoas que fazem mal às crianças, torturando-as; mal tratando e violando a sua inocência (nem querendo pesar que muitos deles são padres); e principalmente colocando na minha mente as duas figuras: Cristo que era humilde e andava de sandália com uma capa por cima e o Papa que desde os sapatos de veludo vermelhos, ao anel em ouro bruto que tem no anelar (e o qual é destruído sempre que um Papa morre) e as vestes bordadas com os melhores tecidos e fios em ouro....vejo que é tudo ou quase tudo uma contradição.

Enfim....ainda não lhe expliquei. Porque acho que no fundo eu mesma ainda não percebi o que é um Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário