segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Casamentos

Há muito tempo que não ía a nenhum. Acho mesmo que o último a que fui foi da minha mana mais nova e já lá vão 5 anos.

É uma cerimónia de que especificamente gosto. Comove-me. Dá-me esperança. Enche-me de vida.

Quase todos os casamentos que fui foram Católicos. Apenas um ou outro civil.

Este foi Envagélico.

E foi muito giro. Diferente mas muito giro. A seriedade que caracteriza os casamentos Católicos (não lhes incutindo, por isso, sequer um desfecho mais feliz) é substítuida por uma cerimónia festiva. Onde são proferidas palavras específicas aos noivos, a A e a B...bem personalizado. Não tem aquele cariz de obrigatoriedade e seriedade que caracteriza os casamentos mais católicos.

As mensagenns são todas centradas no amor, no respeito, na amizade e no compromisso que ambas as pessoas estabelecem entre si sem que haja a ameaça de se correr mal......

É uma cerimónia onde as mensagens proferidas pelo pastor nos tocam e muito. Onde vemos os noivos a sorrir constantemente, a chorar e até a dançar. Porque nesta cerimónia também se canta.

Isto tudo porque o Casamento é mesmo uma Festa. E é assim que deveria começar. Pela cerimónia festiva.

Infelizmente a Igreja Católica ainda tem de aprender algumas coisas. Deus é o mesmo e não há nada melhor do que chegar ao coração das pessoas da melhor maneira possível: directa, simples e festivamente.

Porque Amar alguém é mesmo isto: uma Festa!

1 comentário: