domingo, 27 de janeiro de 2013

Pedaços ...

Ontem dei por mim a tentar fazer um esforço, um tanto inglório, de andar com o tempo para trás.
 
 
Há dias que tenho uma necessidade imensa de olhar para trás e tentar recolher todos os momentos que me trouxeram coisas boas para a minha vida. É como se tivesse uma necessidade imensa de os materializar outra vez, já que, infelizmente, quando os vivemos não conseguimos de forma alguma fazer um Pause e ficar por lá. Por tempo indeterminado.
 
Então, dou por mim a tentar encontrar sinais, marcas, pormenores, cheiros ... ou seja, pedaços de momentos já vividos para encher esta minha alma. E chega ao "ridículo" de um pequeno papel de rebuçado (que é apenas um papel de rebuçado) assumir um valor tremendo, colocar-nos um sorriso no rosto, oferecer-nos um arrepio na espinha e transportar-nos, de forma rápida e breve, para um daqueles momentos ... e atrás desse, vêem tantos outros, igualmente ou tão mais importantes!
 
E isto foi com o papel de rebuçados, como é com a almofada que ficou caída no chão; com o prato do piqueno almoço ou a simples migalha que ainda está meia perdida na bancada da cozinha; com o lençol desalinhado ou a tampa de um qualquer produto que ficou por fechar. É com aquela rua por onde passámos ou o sinal de trânsito onde dissemos uma piada. São as escadas onde ficámos e as vistas que partilhámos e contemplámos, num lugar e num momento determinado.
 
Mas melhor ainda é conseguirmos captar e guardar esses momentos com o cheiro (sim sou daquelas para quem o cheiro tem uma importância imensa) que ainda vai permanecendo em lugares que foram e são só nossos. Esses têm uma particularidade de me transportarem para esses momentos quase de forma automática e manter-me por lá, quase por tempo indeterminado...
 
E como felizmente tenho tido momentos tão preciosos, ando nesta tarefa árdua de os recolher. Um a um. Guardo-os religiosamente numa "caixa" temporal onde posso ir sempre que queira ou que me apeteça. Ou sempre que for guardar, mais uma vez, mais um desses momentos que ainda irei viver por aí ...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário