segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Para mim o Natal deveria ser sempre ....


... MÁGICO!

E esta definitivamente é a melhor parte dele. Quando no dia 24, antes de dormir, a Bá vai colocar o copo de leite e biscoitos junto a uma árvore de Natal esvaziada de prendas. Quando se vai deitar na esperança do Pai Natal lhe oferecer a tão desejada prenda. A prenda que foi cuidadosamente referida no Postal de Natal que, ano após ano, é colocado nos correios. A prenda que tantas vezes é referida em conversas de carro; no banho; às refeições; etc, etc, etc. A prenda que é tão desejada!

Depois vem a manhã de dia 25 e a surpresa, ainda tão credível, que o Pai Natal não só foi lá a casa, como bebeu o leite e comeu os merecidos biscoitos e, o mais importante, deixou a tão desejada prenda. E a alegria de dizer que "ele não se esqueceu, viste?"; "eu sabia que ele me ia dar isto!" Enfim....um sorriso mágico e uns olhos que brilham por uma magia ainda tão real. Ainda tão inocente e verdadeira. Magia ainda tão sentida!

Porque infelizmente o Natal vai-se resumindo a estes pequenos momentos de magia. Uma magia tão boa que, mais tarde, se transforma num consumismo brutal de prendas, prendas e prendas. Em jantares de consoada onde famílias se reúnem numa azáfama que cansa; num stress que até enerva; numa quantidade de comida que enjoa; num alvoroço de abertura de prendas e oferendas e numa vontade crescente de ir dormir!!!! Acabou!

Quando o Natal deveria ser basicamente constituído por momentos de calma, harmonia, convívio e alegria. Sem horas, sem prazos e sem limites. Quando muitas vezes a calma se transforma em agitação; a harmonia em agressividades e a alegria em tristeza e frustração.

Os anos passam, as sociedades evoluem e a magia vai-se perdendo. Da minha parte irei fazer os possíveis que, com ou sem Pai Natal, nos nossos Natais se crie e se mantenha alguma magia. Magia que nos faz esquecer o dia-a-dia, as chatices, os problemas, as invejas, as agressividades, as derrotas e afins. Magia que nos una, nos faça rir, nos mantenha a conviver, a lembrar, a não esquecer e principalmente a sonhar.

Talvez seja por isso que eu, no fundo da minha alma, ainda acredito mesmo no Pai Natal!!!!!

PS: a prenda foi uma NINTENDO DS

3 comentários:

  1. O Manel tb se "chora" por uma. Mas decidimos que não era o Pai Natal que a ía trazer, mas sim a sua performance na Escola. Se acabar o ano com boa notas vai ter a sua Nintendo DS :)

    E viva o Natal, e o Pai Natal, e o Menino Jesus, e a magia e a inocência deles :)

    Bom ANO!

    ResponderEliminar
  2. Que a magia se repita em muitas outras ocasiões durante todo o ano que as meninas merecem!
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. tens razão. é uma azáfama que faz a magia dissipar-se. passa-nos ao lado o verdadeiro sentido do Natal. é tudo tão rápido, tão sôfrego.
    para o ano há mais. beijinho grande

    ResponderEliminar